Queda da taxa selic: quais os benefícios ?
- Susane Villano
- 18 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

A taxa Selic é taxa que o governo paga quando pega dinheiro emprestado para alguém, é a média das taxas da compra/venda de títulos públicos. Por isso, ela também é conhecida como taxa básica de juros da economia, justamente porque serve como a base para os juros de toda a economia do país.
Assim, a Selic tem uma influência direta sobre a vida das pessoas, principalmente na dos investidores, já que sua variação pode afetar o controle da inflação, que se relaciona diretamente com a atividade econômica.
Durante os últimos dias, esse tema ficou no radar dos investidores brasileiros, após o BC decidir cortar a taxa nas últimas 8 reuniões do comitê. O último corte ocorreu no dia 17 de junho quando a taxa caiu de 3% para 2,25% ao ano, uma nova mínima histórica.
Contudo, esse corte já era esperado pelo mercado.
Ao reduzir a taxa básica de juros, o governo tem como um dos objetivos a retomada do crescimento econômico. Nesse sentido, a taxa SELIC influencia o mercado imobiliário ao proporcionar taxas baixas para o juros de financiamento.
Afinal, à medida que as pessoas passam a consumir mais, encorajadas em parte pelos juros baixos, o mercado imobiliário também volta a ficar aquecido.
Assim, a compra de imóvel para investimento se torna uma oportunidade de lucros no futuro.
Fizemos um quadro para você entender esta tal taxa selic! 😉👇

Fonte da matéria deste blog MAG Seguros blog de educação Financeira
Leia também:
Comments