Boletim Semanal
Você realmente se importa com a valorização do seu imóvel? Então fica ligado em nossos resumos semanais sobre o mercado imobiliário aqui de São Paulo durante a semana.

01 a 7 de Janeiro
Mercado Imobiliário fecha alta de 24,6% em lançamentos no ano 2020 e 2021.
Confirmação do Indicador ABRAINC - FIPE.
“O setor teve um bom desempenho ao longo do ano. Em 10 meses, as vendas superaram os lançamentos em 12%, o que mostra que o mercado imobiliário – um dos setores protagonistas no processo de recuperação econômica brasileira – se mantém aquecido. No geral, os empreendedores estão otimistas com as perspectivas para 2022, mas atentos ao cenário econômico atual”, pontua Luiz França, presidente da ABRAINC.
Fonte: Abrainc
Taxa Selic a 10,75% e os impactos no mercado imobiliário.
"Os fundos imobiliários estão entre os investimentos de renda variável que são impactados pela alta dos juros. Com a Selic a 10,75%, investidores passam a ter mais interesse pelo mercado de renda fixa, como os títulos do Tesouro indexados à taxa básica."
É isso, encaremos os fatos, alta da Selic é prejudicial para o mercado imobiliário pois encarece o crédito e a inflação enfraquece compradores. Os desafios do mercado imobiliário agora é enfrentar baixa demanda por imóveis novos e alta de preços dos insumos para a construção civil.
Ano passado foram investidos 255 bilhões de reais no crédito SBPE , correspondendo a 46% em relação a 2020. Para este ano as projeções ficam em 2%, com a ressalva de "se isso acontecer é maravilhoso", conforme comenta o sócio Fábio Tadeu da Brain Inteligência Estratégica, empresa especializada em análise e inteligência de mercado imobiliário.
Aluguéis provavelmente serão a bola da vez , quem não comprar e quer mudar, vai alugar.
fonte: CNN e Veja

15 a 31 de Janeiro
Programa Requalifica Centro - São Paulo
Já ouviu falar deste programa? Prédios inabitados e antigos agora podem ser comprados e transformados em imóveis residenciais e comerciais. Lei Nº 17.577, de 20 de julho de 2021, sancionada pelo atual prefeito Ricardo Nunes.
A região central passa a se desenvolver aos olhos de investidores. O programa propõem Incentivos fiscais, isenção de impostos e taxas municipais, redução e aplicação de alíquotas progressivas de IPTU e ISS.
, confira maiores detalhes no Site da Câmara de São Paulo.
Os projetos deverão seguir às regras do Retrofit, onde mantem-se o máximo de elementos originais de uma construção.
Olho vivo no centro de São Paulo!
Afinal como ficam os reajustes de aluguéis qual índice IGPM, IPCA ou IVAR?
Seguindo as objeções mercadológicas, IGPM e IPCA não são indexadores seguros, como vimos acontecer nesta pandemia, índices impulsionados pela macroeconomia.
O IVAR - Índice de Variação de Aluguéis Residenciais, entra melhor posicionado segundo as diretrizes do mercado, mas com ressalva:
"A metodologia adotada pelo Ibre/FGV já vinha sendo estudada e testada há cerca de um ano. O maior problema, como em todo processo estatístico, reside na coleta de informações confiáveis. Neste primeiro momento, o Ibre firmou parceria com grandes imobiliárias de quatro capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo horizonte e Porto Alegre) e analisou dez mil novos contratos de locação. O número é portentoso, mas desconsidera realidades regionais. O indexador seria melhor se, além da média nacional, oferecesse índices regionais. O projeto, no entanto, reflete bem nossa (COFECI) opinião sobre a livre negociação entre proprietários e inquilinos...Por outro lado, contratos recém firmados, sem dúvida, devem refletir preços reais, negociados em sintonia com a lei natural da oferta e procura, que nada tem a ver com medidores de inflação...O IVAR, portanto, representa um verdadeiro nocaute no populismo congressual brasileiro..." - João Teodoro presidente COFECI.
Você compraria um imóvel virtual?
Pois é, esta história do metaverso está chegando forte em 2022. Segundo a matéria da Infomoney: "Embora você possa não associar imediatamente um setor antigo como o imobiliário com o atual avanço tecnológico do blockchain, o potencial para que esse setor seja modernizado e se torne mais eficiente é poderoso – até mesmo inevitável."
Muitas pessoas querem ser proprietárias de terras virtuais, comprando-as com moedas virtuais. Ao tornar-se um proprietário de terras virtuais, pode-se alugar o espaço virtual para atração de públicos, como eventos, dentro do próprio metaverso.
Ai mamãe, do que estamos falando aqui mesmo? Uma nova oportunidade de negócios e negócios rentáveis!
Será tudo isso especulação? Snoopy Dogg investe milhões de dólares em imóveis virtuais,Nike, a Meta, ex-Facebook.
Você pode refletir mais sobre isso lendo as matérias completas abaixo, e sugiro, pegar um saco de salgadinho para comer nas pausas de reflexão, isso vai te ajudar.
Fontes: Infomoney e Imob Report

10 a 14 de Janeiro
Caixa afirma: não haverá aumento da taxa de juros no crédito imobiliário
Em entrevista para a CNN, Pedro Guimarães, diz:
“Aquele aumento na taxa de juros que anunciamos uns meses atrás no crédito imobiliário, ele já refletia esse aumento esperado [na taxa de juro]. Nós olhamos a curva de juros futuro de 8 anos, e na verdade houve uma redução de mais de 1% nos últimos dois meses, e por consequência, nós não temos expectativa de aumento de taxa de juros”.
Projetos urbanísticos serão prioridade na Câmara de SP
Para estimular melhorias em espaços urbanos, o poder executivo de São Paulo criou os PIUS , projetos de intervenção urbanas.
Visando o melhor aproveitamento dos espaços da cidade, Ricardo Nunes, prefeito da cidade de São Paulo, diz que os projetos urbanísticos são prioridade zero, antes da primeira, entendeu?
“O mercado está aquecido e a cidade está travada”, diz ao Painel. Além do Plano Diretor, Nunes destaca os projetos Arco Pinheiros, Jurubatuba, Vila Leopoldina e Central.
Atenção às áreas acima mencionadas. Quaisquer melhorias podem ser muito boas para a valorização do seu imóvel!
Serão injetados bilhões de reais para estas novas obras urbanas e contrapartidas serão exigidas do mercado imobiliário.
Fonte: Abrainc
Efeitos da inflação já se mostram no mercado imobiliário
Esta semana saíram algumas matérias nos grandes portais de notícias relatando os efeitos diretos das projeções dos economistas da alta da Taxa Selic (11,75%) que já venho comentando neste boletim. E o impacto chegou a 2 milhões de famílias devido ao aumento de 2 pontos percentuais nas taxas de financiamento imobiliário dos grandes bancos.
Segundo a Folha de São Paulo, as maiores taxas estão nos Bancos Bradesco 8,5%, Itaú 8,3% e a Caixa 8,99% já o Banco do Brasil 7,58%. Portanto se pretende comprar, avalie bem e compare as taxas. Mente deve dominar desejos nesta hora, dá uma lida em nossa dica sobre imóveis e sua valorização.
Aluguéis favoráveis!
Pra quem aluga, ainda está favorável, alta do IGPM-M em dezembro foi 0,87%. Aliás devido às altas do indexador, foi substituído pelo IPCA, um caminho sem volta. Não perca tempo se quiser alugar, demandas ainda em alta.
Copy Paste Notícias do Brasil, essencial para sua jornada neste ano:
E hoje, o copia e cola é sobre a recuperação da nossa economia. Ano 2023 é a expectativa de retomada, se quiser saber além das linhas abaixo, clica e vai!

3 a 7 de Janeiro
Bora ficar atento ao que pode rolar em 2022?
Feliz ano novo a você leitor! Aqui seguimos alertas, um ano de retomada da vida mais adaptada aos efeitos pandêmicos e, por outro lado, uma ano agitado pelas eleições. As previsões já foram feitas e listamos abaixo os 10 principais pontos de atenção que você deve ter se quer comprar ou cuidar de seu dinheiro.
1.Inflação a 10%, taxa de juros mais alta com tendência de queda mas ainda impactará o consumidor final;
2. Créditos imobiliários mais caros devido à taxa Selic com tendência de subir até 12% .
3. Aumento de emprego na construção civil devido aumento de venda dos lançamentos e a compra das unidades em 2021;
4. Preços imóveis de alto padrão altos e mais estabilizados;
5. Preços imóveis estabilizados. Casa Verde Amarela demanda continua em crescimento com a viabilidade do novo valores de teto do programa e na redução da taxa de juros e melhores subsídios;
6. Insumos mais caros para construção civil;
7. Menos lançamentos imobiliários;
8. Demanda por plantas maiores, áreas comuns verdes e arejadas;
9. Maior confiança em negociações online por ficarem ágeis, modernas digitais, mais desburocratizada;
10. Locação de imóveis haverá muita demanda. Gargalo será a escassez de unidades.
fontes: Secovi e ImobReport


13 a 19 de dezembro
O que uso a meu favor para comprar um imóvel?
Tecnologia e empresas atreladas à ela. A transformação digital facilitou o acesso à informação. Não faltam ofertas de imóveis. E o que o incorporadores e as imobiliárias mais querem é facilitar a sua vida e acelerar a sua compra. Sabia que as pesquisas revelam que o tempo de escolha e compra de um imóvel baixou de 12 meses para 6 meses? E isso tudo tem a ver com a mudança de processos no mercado imobiliário em ambientes digitais?
" Levantamento inédito divulgado pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). A pesquisa revela que 6% das compras de imóveis feitas nos últimos 12 meses foram efetivadas totalmente pela internet, sem a necessidade de o comprador sair da sua casa.A maioria dos compradores (71%) demora, em média, seis meses para encontrar um imóvel e finalizar o negócio com o vendedor."
Atenção, apenas 1% chega a assinar a escritura pela internet, o que pode ser fruto da burocracia.
Bora encarar os fatos, ou melhor, os dados!
Compre o seu novo imóvel aqui no maior shopping de imóveis novos da Grande SP!
Selic chega a 11,75% como previsto mas tem desconto na praça!
Após meses de baixa, e como previsto, repetindo o título acima, Selic regulada a um dígito veio pra controlar a inflação e estimular mercados, mas como sempre soubemos, atingiria novamente a casa de 2 dígitos. O alerta já foi dado, o mercado imobiliário tende a voltar ao estado natural sem novos recordes.
Mas o que nos alegra, compradores? Descontos estão maiores sejam em aluguéis ou vendas, o olhar de imobiliárias e incorporadores é em continuar vendendo.
Portanto, atentos às dicas já dadas aqui e as que virão. Estar informado é a melhor forma de fazer boas compras ou vendas de imóveis. Colem aqui semanalmente. O boletim é uma curadoria simples das melhores notícias do mercado imobiliário! Ligado nos eventos e principais órgão do mercado, conseguimos reunir as melhores informações para você!
2022 previsões de aumento de preços nos lançamentos de imóveis para Medio e Alto padrão mas as expectativas de vendas se mantém.
Uma pesquisa da Abrainc junto com a Deloitte, fonte confiável do mercado, aponta que o mercado imobiliário segue com muitos lançamentos para o próximo ano e com compra de novos terrenos!
E porque isso? Porque indicadores demonstram que apesar do forte aumento dos preços dos imóveis devido a pressão dos custos gerais de obras, as condições de financiamentos para apartamentos de médio e alto padrão continuam atrativas. E os incorporadores se mantém confiantes nas melhorias das condições de compra por parte do consumidor.
A demanda continua, fique esperto que serão momentos de alta nos valores. Prepare-se.


01 a 10 de dezembro
Dicas de serviços para novos moradores
La Decora - Decoração acessível para todos
Coisas Espertas - soluções de excelência em automação residencial e internet das coisas de forma simples rápida e segura.
Entregali - receber e devolver suas encomendas com o armário inteligente
Lançamentos de Apartamentos de alto luxo segue em alta
Conforme estudos da Brain Consultoria no mercado imobiliário, no mesmo período de janeiro a setembro de 2021, aponta aumento significativo nos lançamentos de alto padrão, registrado em 129%. Crescimento impulsionado ainda pela pandemia e taxa de juros baixa levando a novas oportunidades de compra.
De qualquer maneira este perído de bonaza pode acabar pois a elevação dos juros já é real direcionando os investimentos para outros produtos.
Clique aqui e conheça agora uma unidade opção super luxo!
E os aluguéis, como vão ?
Em novembro IGPM deu uma leve queda, acumulando ainda alta de 18% ao ano. E a inflação acumulada em 12 meses recuou de 21,73% para 17,89%. Isso quer dizer que você locador deve manter-se compreensível e desenvolver bons acordos com seus inquilinos, especialmente com aqueles que são bons pagadores.
E atenção, tem apartamento de 3 dorms pra locar?
Um levantamento do Imovelweb em 6 capitais, BH, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, RJ, SP e DF, mostra que a busca por apartamentos de 3 dormitórios aumentou. E adivinha porque? Pandemia e home office!
Mas São Paulo é diferente, comparado a novembro de 2021, houve queda de 41% para 29% nas buscas por 3 dorms devido a possível queda da renda familiar.
43% dos brasileiros ainda fazem da compra da casa própria uma prioridade.
Pesquisa Raio X Fipe Zap revela alguns estudos de percepção do consumidor. Veja alguns dados interessantes colhidos de 1805 pessoas em novembro:
- 43% intenção de compra de imóvel, desta porcentagem
47% em imóveis novos e 45% imóveis usados.
- 88% intenção de compra para moradia versus 12% em investimentos.
- 14% compraram imóveis novos, suas finalidades dentro desta porcentagem são 65% para moradia e em 35% investimentos, dos quais 68% tem intenção de obter renda a partir de locação e revenda.
- Sobre os valores dos imóveis, 74% dizem que os valores estão altos e muito altos.

22 a 30 de novembro
Crédito SBPE favorável e em expansão!
Este ano, 2021, o crédito SBPE vem com crescimento de 85,44%, o melhor ano para o mercado de crédito imobiliário no Brasil. Foram financiados em outubro 71.100 imóveis.
SBPE é o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, uma linha de crédito que usa os rendimentos da poupança para emprestar dinheiro a quem deseja adquirir um imóvel residencial, empresarial ou até mesmo um terreno. Garante até 80% do valor do imóvel, o beneficiário tem até 35 anos para pagar a dívida.
PLN 34/2021 sancionada, retomada de obras no programa Casa Verde Amarela.
Crédito especial de R$4763,6 milhões para a infraestrutura urbana foi liberado. Novos beneficiados e obras paralisadas reiniciam!
Clique abaixo e confere os empreendimentos que entram no programa:
ESG ? Enviromental, Social and Corporate Governance.
Preservação do Planeta começa por aí.
Sabia que empresas do ramo imobiliário enxergam aspectos positivos a se engajarem nesta causa? Instituições do mercado imobiliário vêm discutindo este assunto ao longo do ano. A percepção da sociedade no espectro meio ambiente-sociedade-governança coorporativa passam a ser cobrados em seus produtos e vão além de preço e qualidade. ESG preserva o valor da organização e da sua marca. Gerir ou minimizar impactos? É algo a se pensar.
Uma empresa gera valores econômicos mas podem também gerar valor social, comenta Maria Eugenia Buosi, economista e mestre em finanças com atuação na área de sustentabilidade, no evento promovido pelo SecoviSP.
Reforça: "Olhem para esta mudança cultural e de padrão de consumo, jovens abrem mão por carros para andar de bicicleta. É isso que já acontece em São Paulo, não é mesmo? Sampa quer mais verde, mais respeito ao próximo. A consciência fala alto e os novos lançamentos imobiliários já comprovam essa tendência.
O bom de tudo isso é vermos a criatividade e novidades nos imóveis!
Ambiente digital para compra de imóvel, devo confiar?
Eventos do mercado imobiliário revelam ótimos resultados e o nosso olhar aqui de compradores é identificar as mudanças que possam facilitar a nossa vida para a compra de um imóvel. Informações interessantes saem do "2 Fórum de Inovação e Liderança, evento da Abrainc, participaram incorporadores, start ups e importantes players do mercado.
-55% dos compradores resolvem parte do processo de negociação e compra virtualmente.
-6% de compras já aconteceram pela internet
-71% dos compradores levam 6 meses para terminar a compra. Normalmente este tempo chag-se em até 2 anos.
-52% dos compradores adquirem imóveis pelas imobiliárias e 14% diretamente com os proprietários.
O que podemos concluir de dados como estes? O ambiente digital facilita processos e vem sendo utilizado, ainda com as burocracias tradicionais, minimizadas, e não resolvidas.
Confiança ainda em foco, os profissionais continuam com seu valor no mercado trabalhando nas imobiliárias.
Importante ponto a se pensar: devo ter uma assessoria profissional na hora da compra? Não é à toa que muitas plataformas trabalham o valor do profissional intermediário, como o corretor ou consultor imobiliário, não é mesmo?

15 a 21 de novembro
Apartamentos de alto padrão é o hit de momento!
Os indicadores de Lançamentos imobiliários da Abrainc/Fipe apontam neste segundo semestre as incorporações impulsionadas pelo segmento de médio e alto padrão.
Ciclo de compra está positivo, crédito imobiliário sustentando o mercado com parcelas interessantes aos compradores.
A continuidade dos programas e subsídios do governo que atraem aquisição de produtos populares, como o seguimento Casa Verde Amarela, apesar de desacelerar, as demandas continuam sem quedas e mercado permanece aquecido.
Valorização de imóveis
Já falei aqui que os imóveis valorizaram 12,55% no Brasil. Os imóveis em São Paulo, são ótimos investimentos pois em 10 anos os rendimentos variaram como a Selic, e o presidente da Abrainc, reforça que quem alugou teve o rendimento do patrimônio mais o ganho do aluguel, representando 16,9% ao ano enquanto o CDB pagou 9,8%.
Valor de aluguéis permanecem estáveis com leve queda em São Paulo
A variação negativa foi de 0,80% nos contratos na cidade.
Taxa Selic a 7,75%
Ainda a sugestão é comprar, pra quem tem dinheiro guardado, enquanto a taxa se mantém em 2 dígitos.

08 a 14 de novembro
O que dizem os grandes players sobre desafios do mercado imobiliário e a economia do Brasil?
No Evento da Associação Brasileira de Incorporadoras, INCORPORA, que aconteceu em outubro, o presidente da caixa, Pedro Guimarães, disse que em 2022 a oferta de crédito será maior que de 2021.
Bruno Bianchi do Itau BBA, é otimista a médio prazo com a retomada da economia no final de 2022. O país cresce e os juros devam cair e imóveis podem subir em valores reais e inflação controlada.
Todos especialistas concordam que manter a carga tributária e juros baixo em 1 dígito será importante para impulsionar o setor e não prejudicar o consumidor final.
O recado foi dado ao nosso Ministro Paulo Guedes que também participou do evento, elogiando a atuação dos empresários do mercado imobiliário em apoio às reformas necessárias ao país.
Ano terminando, quais são as previsões no mercado de imóveis em 2022?
- Selic e inflação aumentando, taxas dos créditos imobiliários elevam, diminuindo o poder de compra dos consumidores finais em financiamentos.
- Aumento de lançamentos imobiliários e consequentemente aumento do estoque de imóveis novos.
- Aumento do valor do metro quadrado. Quem ainda puder comprar seguirá com muitas ofertas.
- Em 2 ou 3 anos preveem estabilidade em lançamentos imobiliários devido à dificuldade de repassar valores das altas de insumos não repassados ao consumidor final.
O ano de 2020 a 2021 foi considerado fantástico para o mercado, comenta o Pedro Tenório, head de insights do Zap+, no ImobReport.
Breve Lançamento
Rooftop também em Pinheiros. Quer praticidade para morar ou investir? Confere aqui.
Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI
Casacor - 21/Set a 15/Nov
Bienal - 4/Set a 15/Dez

25 a 31 de outubro
Frase da Semana
"O setor imobiliário segue consistente e os números comprovam isso: nos últimos 12 meses foram comercializadas mais de 152 mil unidades pelas incorporadoras no Brasil, o que demonstra a solidez e o potencial da atividade no processo de recuperação econômica brasileira. O nosso horizonte é o de crescimento, geração e manutenção de empregos e investimentos”,
-Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).
fonte:SpaceMoney
Valores de imóveis como ficam?
Novo aumento da Selic e especialista mantém recomendação de compra. Em um ano os valores dos imóveis subiram 12,5%.
Lançamento da Semana
E estes lançamentos imobiliários rooftops em São Paulo não páram. Arquiteturas lindas. Agora na Vila Olímpia.
Clica aqui pra ver em nossa Plataforma, agende ma visita!
Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI
Urban Future - 3/Nov
Casacor - 21/Set a 15/Nov
Bienal - 4/Set a 15/Dez

17 a 24 outubro
Lançamento da Semana
Consolação, bairro tradicional da região central de São Paulo, novas opções de moradia e investimento . Studios e 1e 2 dormitórios. Como já falei aqui na semana passada, os charmosos rooftops estão invadindo a cidade e as áreas de lazer de novos empreendimentos vão para as alturas. Clica aqui pra conhecer e faça o seu agendamento rapidinho!
Mercado imobiliário segue otimistas mas o alerta permanece
No Encontro Nacional da Indústria da Construção foram discutidos os desafios das empresas no mercado imobiliário para 2022. Participantes que representam as construtoras são otimistas e dizem que demanda de compra de imóveis pela população continua, o crédito está disponível porém estão muito atentos no aumento dos materiais de construção. Hoje o custo real do imóvel aumentou em até 7% (além do Incc.). Custos e juros, aumentaram, o retorno investido diminuiu e como operar isso em produtos de mercado que sofreram impacto, como no programa Casa Verde Amarela? Como ficará isso no custo do crédito imobiliário? A preocupação está em como repassar o reajuste mínimo ao comprador sem arcar com as perdas. A Caixa Econômica Federal tem feito seu papel no setor da construção, proporcionando ainda bons financiamentos para cidadãos que queiram comprar seus imóveis.
Gestão de ruídos na cidade de São Paulo
Vi uma matéria sore ruídos urbanos e farei meu breve comentário de quem realmente não tem muita paciência. Primeiro, para quem não sabe, a gestão do ruído na cidade depende do poder público através do Mapa de Ruído Urbano que controla os níveis admissíveis por região. Existe também um decreto para isso (60.581) e o Programa Psiu com o objetivo de tornar a convivência entre todos mais pacífica.
Fica aqui a minha dica, de quem já se deu mal com ruídos noturnos, se você não é acostumado a ouvir barulho à noite, quer comprar um imóvel novo e pretende morar nele, não esquece de fazer uma pesquisa detalhada sobre os pontos abaixo que poderão evitar transtornos futuros.
- Comércios noturnos;
- Muitas caçambas nos arredores representam obras! pense que isso poderá durar alguns meses...E como é barulhento!
- Ponto de ônibus, avenidas principais, cruzamentos, rotatórias;
- Rotas de moradores de rua que adoram andar com carrinhos de supermercado e conversar a noite.
-Farmácias ou comércios que fazem seus estoques à noite
Estas são algumas dicas para a escolha e pesquisa para o seu novo endereço. Até uma ronda noturna nos arredores eu faria!
Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI
Urban Future - 3/Nov
Casacor - 21/Set a 15/Nov
Bienal - 4/Set a 15/Dez

09 a 16 outubro
Lançamento da Semana
Lançamento da semana, fica na zona oeste de São Paulo, centro trazendo opções de lounge no rooftop! Studios e 1 dormitório na famosa Alameda Barros, clica aqui pra conhecer.
Onde a reforma do imposto de renda vai impactar no mercado imobiliário ?
O governo diz que mais de 16 milhões assalariados ficarão isentos, beneficiando mais de 30 milhões de contribuintes, além de 6 milhões que ficarão completamente desonerados com esta redução. Para as empresas é a maior redução já feita na alíquota de impostos.
E como ficam os investimentos? Acontecerá tributação nos lucros e dividendos para quem antes não pagava, fixado em 15% na fonte. Atinge diretamente as empresas patrimoniais que podem ficar desestimuladas a investir no mercado imobiliário. A valorização patrimonial dos imóveis atingiu 1,5 trilhão em 2020 a 2021 impulsionado pelas baixas taxas, IPCA a 9% e os juros reais a patamares negativos. O imóvel sendo um ativo real ganhou força.
E a atualização no valor de bens? Antes pagava-se entre 15% a 22,5% de imposto sobre o ganho na venda de um imóvel. Na reforma, é dada a opção de atualizar os valores patrimoniais em 4% sobre a diferença entre o preço de venda e o de custo.
O Senado segue com clima desfavorável ao assunto e pretende levar para 2022.
Quer saber o que vem de novo em Moema?
Em breve lançamento, do lado pássaros, pra quem não sabe, é assim que dividimos o bairro: pássaros ou índios.
Mix uso: studios, 2 ou 2 dormitórios.
Dá uma espiadinha. Previsão de lançar no próximo dia 23/10
Eventos Inspiradores - Decór, Design e ArquiteturaI
Incorpora 2021 - 20/Outubro
Casacor - 21/Set a 15/Nov
Bienal - 4/Set a 15/Dez

01 a 08 outubro
As contas de condomínio estão em dia aqui em SP?
Segundo o Secovi, houve um recuo de 11,4% nas ações judiciais de não pagamento das taxas condominiais. A análise do sindicato revela que na pandemia, a moradia ganhou nova dimensão, sendo que condôminos começam a trabalhar em conjunto criando bons relacionamentos.
Taxa selic Outubro 2021
Esta semana foi reajustada a taxa selic em 6,25% com aumento de 1% comparado ao mês passado. Ainda assim boas condições para crédito imobiliário, relembrando que já chegamos a 14% em 2016.
Por que tanto lançamento de kitnets e studios em São Paulo?
Muitos casais estão tendo filhos mais tarde e a tendência de ter, um filho, ou nenhum, veio à tona nos últimos anos. Construtoras seguem esta nova cultura familiar comprovando o crescente interesse através do aumento de vendas por tipologias até 45m². Outro fator, é o aumento no interesse intelectual, com foco a longo prazo para estudo continuado, sem expectativas em moradias ideais. Sem vaga de garagem, também ocorre por uma parcela da população mais jovem optar por outras formas de mobilidade, sejam os aplicativos, bicicletas e outros.
Para amantes de arte contemporânea
Iniciamos a parceria em conteúdo com a Trapézio Galeria de Arte Online, serão ótimas dicas de como decorar seu apartamento com obras de arte. A Trapézio Galeria Online é uma ótima opção para você que ama obras de arte contemporânea, quer ser um novo colecionador mas também não deseja pagar absurdos! Confere agora o post

20 a 29 setembro
Aluguéis em São Paulo
Saiu a pesquisa mensal do Secovi sobre o aumento dos aluguéis. Houve um aumento de 1,40% nos valores de aluguel no período de setembro de 2020 a agosto de 2021. Ainda bem abaixo do IGPM com 31,12%.
Se você tem interesse em comprar um imóvel novo e pretende aluga-lo vale acompanhar estas pesquisas. Você pode baixar aqui.
Melhoria na região na Av. Faria Lima
De olho na valorização da região. O leilão de Cepacs, títulos que as construtoras conseguem para a liberação em construção de mais prédios acontece agora em Outubro. Aguardamos ansiosamente para saber quais lançamentos imobiliários virão por aí!
Lançamento da Semana
Cyrela cria projeto em conjunto com o escritório de Design internacional para moradias, Yoo. Quer luxo e 3 ou4 dormitórios na zona sul SP? Clica ao lado !
Aumento de créditos imobiliários no mercado
Com olho no mercado imobiliário, o Banco Nubank faz parceria com a Creditas a fim de ampliar seus produtos de credito. Já banco Santander comprou Ap11 uma plataforma de compra e venda de imóveis e atender demandas a cadeia do mercado imobiliário e clientes finais.
Casa verde Amarela novo teto
A pedido do setor de construção civil. O teto do programa chega agora a R$264 mil reais.

23 a 28 agosto
Vai comprar e pensa alugar?
Agosto o IGPM registrou 0,66%- Desaceleração comparada à taxa de julho 0,78% .
Continuidade de alta pelo acúmulo de 31,12% em 12 meses, ainda pesa no mercado!
Lançamento da Semana
Trisul lança o primeiro condomínio resort com quadra de Beach Tenis no Ipiranga. Pensando em se mudar para a zona sul de Sampa? Aproveita e conhece agora!