Como reconhecer um bom vinho?
- Susane Villano
- 18 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Vinhos encorpados, vinhos suaves, como no dito popular, na verdade o importante é saber quando estamos tomando um bom vinho. E você sabe como reconhecer um bom vinho?

Num dia agradável no apartamento de amigos, tive uma aula sobre vinhos. O anfitrião, que trabalha com vinhos, conhecedor exímio, resolveu nos dar uma aula com as boas garrafas de sua adega. Neste dia experimentamos 6 tipos , variados tintos, rose e branco.
Logo pensei, vai ser uma mistura danada, isso vai disparar minha enxaqueca. De qualquer maneira, não posso negar um momento destes, afinal conhecimento e experiência é um prato cheio para nós escritores.
A primeira orientação foi sentir o cheiro do vinho, ele me disse: o que você sentir vai ser o que você vai tomar. Começamos com um tinto, coloquei meu nariz no copo, puxei o ar pra dentro e veio aquele "tóim" na cabeça. Já olhei pro lado tensa mas fui seguindo a orientação. Daí pra frente fui conduzida para o conhecimento daquele aroma.
Despertar o interesse e atenção plena é fundamental neste momento. Resgatar suas memórias é o encontro na busca do aroma. Seu cérebro te guiará através de suas vivências para o reconhecimento do aroma, uma tarefa difícil porque a variedade é enorme, pode ser de frutas, chocolate, especiarias doces, toques herbáceos, carne defumada, pimentas, maderia, terra.
E o que mais mesmo?
E aí você entra numa espécie de biblioteca "nasal" de conhecimento, para não querer sair mais. É um mundo incrível que se revela. Eu já havia esquecido daquele 'tóim" e afim de saber qual seria o próximo vinho.
Foi servido um vinho branco. Vinhos brancos não eram os meus preferidos porque era "tóim ao quadrado", mas como escrevi, era.
Enfim, começamos. Senti um aroma refrescante e algo forte no ar. Eu não conseguia distinguir, matéria difícil. Novos mundos foram se abrindo, e veio a pergunta: De onde você sente frescor? Eu: vento, brisa, mar...
E provei. Senti o gosto salgado, a leveza e o frescor no paladar. O vinho que eu estava tomando foi cultivado próximo ao mar. Vinho com salinidade.
Não é fantástico isso?
Um vinho de qualidade começa antes de você provar. Saber a sua origem, quem cultiva, onde cultiva, como é cultivado, por quanto tempo, fará toda a diferença para a escolha de um bom vinho. Portanto o meu maior conselho é: compre vinhos de pequenos produtores, por aí você já estará eliminando uma grande parte de vinhos de baixa qualidade forçado para a alta demanda que existe no mercado, orienta Attilio Iacopi gerente comercial da La Charbonnade distribuidora
Neste dia, no apartamento de meu amigo, aprendi que os pequenos produtores respeitam o tempo de cultivo de cada uva. Não são acrescidos químicas ou aromas artificiais e por serem originais são vinhos de qualidade. Suas produções são limitadas dando mais charme a esta categoria. Chamados vinhos de boutique e de enólogos renomados.
Esta experiência foi reveladora.
Tóim-tóim nunca mais, agora só vinho de qualidade.
Se você quiser experimentar vinhos de boutique mande uma mensagem agora para J.Wine:
Leia Também:
Comments